segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Teatro no Palco Fora do Eixo: só não assistiu quem não quis

A noite caia no segundo dia de programação do FestMalta quando o público, que assistia aos shows da tarde, foi se direcionando para a área próxima das piscinas do Lindos Lírios. O local podia não ser o ideal, mas não foi obstáculo para que o ator Ícaro Costa, da Cia. de Teatro Entrelinhas pudesse mostrar o seu trabalho.

O público aglomerou-se ao redor da área destinada ao palco, formando uma espécie de teatro italiano improvisado. Eis que, então, surge um mendigo procurando por seu cachorro: – Bê!!! – gritava, passando pela platéia.

Assim começa a primeira cena da peça "Vocês viram meu cachorro?", texto adaptado da obra de Victor Sant'Anna. Um texto cítrico, bem elaborado e recheado de críticas sociais sutis (ou nem tanto). Poderia ter sido uma escolha um tanto quanto arriscada para ser a primeira apresentação de teatro a ocorrer no FestMalta. É... poderia, mas não foi. Foi, na verdade, um sucesso.

O mendigo, ao contar as mazelas que lhe ocorreram na vida, faz críticas fortes a sociedade. Desde a educação repressora até os políticos e seus comportamentos oportunistas. Aquele ser humano, em busca de seu companheiro canino, conta sua história de vida para o público e acaba, por vezes, se comportando como um cão.

A apresentação transcorreu da melhor forma possível. Ator e público em sintonia. Risadas e reflexões, comentários e participações durante as cenas. Nem mesmo a queda de luz durante a apresentação dispersou o público. Os mais próximos do palco tentavam iluminar o ator com os aparelhos celulares. A luz, por sorte, voltou rapidamente, como se fosse um elemento da cena. O ator segurou o público e, tão imediatamente retornou a energia, continuou a ação e todos voltaram a atenção para a peça.

O mendigo seguiu em busca de seu cachorro e explicou sua amizade canina: "Os cachorros valem mais do que os humanos porque não fingem ser gente". Com esta sentença, partiu em meio ao público à procura do amigo, acompanhado de fortes aplausos da platéia.

A peça de Ícaro foi uma das poucas oportunidades de se ver teatro para muitas pessoas que participavam do festival. Stella de Andrade Schirmer, moradora de Sobradinho, era uma delas. "Teatro é melhor do que cinema, porque podemos interagir e ver de perto", contou. E não faltou interação por parte dela, sempre brincando com os comentários do ator em cena.

Junto de Stella, uma pessoa muito especial, Adriana de Andrade Schirmer. Filha e mãe assistiram a peça, mas cada uma de uma forma diferente. Adriana, a mãe, é cega. Porém, a falta de visão não foi empecilho para apreciar o teatro. "Sinto as entonações de voz, aprecio o texto e conto com minha filha para descrever as cenas em que não há diálogo". E assim, mãe e filha foram embora maravilhadas com a peça e por terem tido a oportunidade de terem esta opção no festival, a primeira edição de Artes Integradas.

A Cia. Teatro de Bolso faz parte do Palco Fora do Eixo, movimento de teatro ligado ao Circuito Fora do Eixo que visa circular com companhias de teatro, peças e artistas do corpo de forma geral para formação de público e difusão da arte. Sobradinho, se depender da receptividade do público, certamente irá apreciar outras  iniciativas como a do FestMalta.

-
Texto: Igor Müller
Revisão: Gabriela Belnhak
Fotos: Kareka Ricordi

Nenhum comentário:

Postar um comentário