quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Graforréia Xilarmônica e Funkalister no FestMalta 2014

As bandas porto-alegrenses Graforréia Xilarmônica e Funkalister estão confirmadas na 8ª edição do FestMalta, que acontece de 16 a 19 de janeiro de 2014 no Parque da Fejão, em Sobradinho (RS). As duas bandas devem se apresentar no domingo, dia 19.

Em 2012, a Graforréia Xilarmônica completou 25 anos de atividades e comemorou a data em novembro, no Bar Ocidente onde gravou imagens para o primeiro DVD.
São anos de trajetória musical reconhecida nacionalmente. Conforme release de divulgação da banda, “já nos idos anos 80 Carlo Pianta (guitarra/voz), Marcelo Birck (guitarra/voz/composições), Alexandre Birck (bateria) e Frank Jorge (contrabaixo/ voz/ composições) criaram um universo que dialogava (dialoga!) com jovem guarda e rock sessentista, brega, musica atonal, vanguarda paulista, cinema, literatura, histórias em quadrinhos, desenhos animados, regionalismos diversos, artes plásticas e tudo o mais que der na telha, gerando uma sonoridade/musicalidade própria, uma postura totalmente descompromissada com a hegemonia de estilos do mercado fonográfico”.  


Autora da canção “Amigo Punk” - hino rock/gaudério cantado, tocado e celebrado de norte a sul do país - a Graforréia Xilarmônica surgiu em Porto Alegre em 1987 e é hoje uma das bandas mais duradouras do cenário local
Com três CDs gravados, a banda agora trabalha na criação do repertório para o novo álbum, que está em produção. 
Confere a música "Tantas Tendências", que irá fazer parte do novo disco. Uma letra que é a cara da banda!


A também porto-alegrense Funkalister foi formada em 2002 e tem como principal influência a música negra, principalmente o funk dos anos 70, passando pelo rock, pelo jazz e chegando até ao samba.
A banda busca uma sonoridade típica das décadas de 60 e 70. O groove de baixo e bateria são fundamentais e se misturam com teclados eletro-mecânicos e analógicos tais como sintetizadores, pianos elétricos e clavinetes, além do naipe de sopros bem atuante formado por trompete, sax, trombone e flauta.
Entre as influências sonoras estão nomes como Eumir Deodato, Banda Black Rio, Robson Jorge e Lincoln Olivetti, João Donato, Parliament-Funkadelic, James Brown e Stevie Wonder.



O primeiro CD intitulado “Volume 1” foi lançado em 2006 de forma independente. Já as gravações do ”Volume 2”  ocorreram entre 2007 e 2008 e contaram com participações de alguns parceiros musicais. Este segundo disco foi lançado em outubro de 2008. O Vol.3 foi lançado neste ano. Gravado em 2012 no Estúdio IAPI, mixado e masterizado no Estúdio Mubemol, o disco é um divisor de águas na trajetória da banda. O extremo cuidado e bom gosto nas composições, arranjos e timbres fazem desse álbum o grande disco da Funkalister.
No vídeo da música "Atraso Verdade", com locações em Porto Alegre, dá pra notar a mistura de ritmos que caracteriza a banda.

Os passaportes para o FestMalta 2014 podem ser comprados a partir do dia 19 de dezembro. As informações sobre valores estão disponibilizadas aqui.

** Texto elaborado com informações e fotos dos releases das bandas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário