quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Afro-metal percussivo é com a banda Afoxetal, de Porto Alegre

A partir das pesquisas de ritmos e da mitologia afro-brasileira realizadas por Domício Grillo (percussionista), Rodrigo dMart (baterista) e Butt (baixista), surgiu, em 2008, em Porto Alegre, o projeto que deu origem à banda Afoxetal. Conforme texto de divulgação da banda na rede Toque no Brasil, um dos elementos sonoros buscados pelos músicos é o batuque do Rio Grande do Sul. O som é calcado no "groove" e na percussão mesclando rock com elementos afro e étnicos. A Afoxetal se apresenta no FestMalta no sábado, dia 18 de janeiro.
Afoxetal. O afro-metal de Poa. Foto: reprodução TNB
O grupo, que define seu trabalho como “afro-metal”, varia canções com músicas instrumentais, todas composições próprias. Os temas versam sobre a religiosidade afro-brasileira, o cotidiano urbano e a crítica social, temperadas com humor e ironia.

A banda sobe ao palco com o trio básico do rock – guitarra, baixo e bateria – turbinado com duas percussões. Os integrantes são Grillo (vocal e percussão), Iaponira (percussão e backing vocal), Nelson Beck (bateria e backing vocal), Carlos Zezo (guitarra) e Butt (baixo). A referência principal é o funk-rock-metal dos anos 90 (Living Colour, Body Count, Rage Against The Machine, Red Hot Chili Peppers, Faith No More), mas o cardápio também inclui o metal clássico dos 80 (AC/DC), o rock'n'roll anos 70 (Hendrix, Led) e, é claro, sons brasileiros como Mestre Ambrósio e Nação Zumbi, além de trabalhos de percussionistas como o argelino Guem e o brasileiro Naná Vasconcelos.



** texto baseado em informações do perfil da banda na rede Toque no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário