quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Encanto, cor, alegria, rock: a arte no meio da soja

O Palco do Sol foi tomado de manifestações cênico-musicais no domingo. O FestMalta foi o local da segunda apresentação da banda santa-mariense Geringonça. No início da tarde, antes dos shows começarem, artistas da banda já circulavam pelo acampamento chamando a todos para se dirigirem à frente do palco. A Cia Manolos de Teatro, grupo da região, também se apresentou e preparou o clima cênico para os personagens da Geringonça - Palhaço Zuli, Grilo Cantor, Pedaço da Natureza, Ivan Kchovski, o domador de leões, Voodoo, o boneco maldito, e Julián Ramirez, el hombre bala - colorirem o Palco do Sol e mostrarem a sua proposta: músicas autorais com letras divertidas e poéticas e a aposta num visual também poético e circence. Com ritmos variados que transitam do samba ao pop, rock e soul, além de outras experimentações sonoras - e aí até uma tampa de lata de lixo vira instrumento - é difícil definir o estilo da banda; tanto que o sexteto se manifesta como praticante da Música Popular Humana.

Viva Geringonça!
Na tarde chuvosa de domingo, a também santa-mariense Salvia, mostrou ao público como pode ser boa a mistura de reggae, rock, black music e música brasileira. O quinteto tocou canções novas como “Reveillon” e “Novo Blue”, composições mais antigas, como “Barco não anda”, e as músicas que fazem parte do EP: “Morais Moreira”, “Feliz da Vida” e “Feitiço do Amor”.



Pela primeira vez no Festival, a banda Bardo & Fada, de Santo Ângelo, também apostou na construção do visual para apresentar ao público a ideia de “relações livres” ou “amor livre”, presente nas letras das músicas. Antes da banda subir ao palco, preparativos cuidadosos na maquiagem e figurino da banda.

O power trio Rinoceronte, pela segunda vez no Festival,  trouxe o público para o clima roqueiro, tocando as músicas do CD “Nasceu” e a nova “Qualquer Lugar”, disponível para download no site da gravadora Monstro Discos.

Laila, fã da Rinoceronte.


A Bandinha Di Dá Dó subiu ao palco sem Mauro Bruzza, o Palhaço Cotoco. Improvisou e ainda assim colocou todo mundo pra pular e dançar em círculos, como normalmente se vê nos shows da banda de clown music. No final, os palhaços convidaram músicos de diversas bandas ao palco e fizeram uma jam bem divertida.


Já era noite e finaleira do FestMalta quando o Tchê Gomes Trio subiu ao Palco do Sol. Tchê Gomes, Lilico Soares e Fera mostraram seu trabalho autoral, mas não deixaram de tocar os sucessos da TNT - banda da qual Tchê foi quitarrista e compositor. O público cantou junto com a banda as clássicas canções “Cachorro Louco”, “Não sei”, “Desse Jeito” e “Sob um Céu de Blues”. Tchê Gomes emocionou o público e encerrou em grande estilo o FestMalta 2012. Certeza que público, artistas e músicos foram pra casa felizes e já pensando em 2013.


Mais fotos do FestMalta 2012 aqui: https://picasaweb.google.com/festmalta

Texto: Silvana Dalmaso

Nenhum comentário:

Postar um comentário