segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

#bandasFestMalta: Mar de Marte, Cuscobayo e Rocartê


Mar de Marte, uma identidade poética

Ano passado, a Mar de Marte fez sua estréia no FestMalta e surpreendeu o público com seu rock instrumental com pitadas de psicodelia. Assistir ao show deste trio é entrar numa viagem musical contínua sentindo a pegada forte dos instrumentos e os momentos calmos e frenéticos que compõe as canções.
Em meados de 2009,  três caras de Erechim (RS) se transformaram em um único “ser musical”. No início de 2012, a banda já circulava pelos festivais do Estado com o EP composto por quatro composições. Neste ano, a meta é gravar o primeiro CD e o videoclipe, previsto para ser produzido em junho.





“Já há algum tempo tocando juntos, Gabo (guitarra), Fagui (baixo) e Bada (bateria), seguindo como exemplo a Terra, em que todas as soluções vêm disponíveis em forma de improvisação, e desta, surge o conceito de estética musical que busca um retrato dos caprichosos Mares de Marte. Águas congeladas pelo fogo vermelho da guerra, agora em paz no silencio espacial, só necessitam de uma boa trilha sonora para ganharem de novo a vida e o movimento”, diz o release de divulgação da banda, retratando bem a proposta do trio.



Cuscobayo é o indie folk platino da serra

Percussão, trompete, contrabaixo, violão e vozes compõe a sonoridade latino-americana dançante e alegre do sexteto da Cuscobayo. Essa banda indie de folk platino nasceu em Caxias do Sul e é integrada por Rafael Froner (violão e voz), Alejandro Montes de Oca (trompete e voz), Marcos Sandoval e Renan Alexandre (percussões e vozes) e Lourenço Golin (baixo).




O grupo foi formado em meados de 2012, “resultado de conjunturas socio-cósmicas e muita mentalização”. A pegada forte acústica do violão e da percussão e a ênfase nas vozes lembram diretamente a música dos argentinos da Onda Vaga.
As letras falam das coisas simples da vida, do andar por aí e do amor. Como diz uma das canções da Cuscobayo,  “não há nada mais moderno que o nosso passado”.
E dá-lhe Cuscobayo no FestMalta 2013!


Rocartê: união arte e rock

A porto-alegrense Rocartê surtiu em 2008 com a proposta de mesclar o rock com a arte - conforme o nome da banda sugere. Desde o nascimento da banda, dentro de um atelier, até os dias de hoje, a banda procura criar uma linguagem própria, produzindo música e também lançando fanzines, cartazes, adesivos e clipes, tudo feito nos moldes do Do It Yourself.




Nos últimos dois anos, participou de eventos musicais importantes da cena independente, como o  lançamento do Macondo Circus 2011, Noite Senhor F, aniversário de 5 anos da Revista Noize, Grito Rock 2012, Morrostock 2012, e na virada de ano 2012/2013  apresentou-se no Festival Psicodália em Rio Negrinho (SC).
Em 2012, a banda saiu para um “retiro” musical e foi morar por dois meses na praia com o objetivo de compor e dar início à gravação do segundo álbum.

O estilo rock alternativo recebe influências de bandas como Los Hermanos, Cidadão Instigado, Pink Floyd, Mutantes, Little Joy, Otto, Devendra Banhart, The Growlers, entre outros.






Nenhum comentário:

Postar um comentário