quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Geringonça: baú de sons que vem de Santa Maria para o FestMalta

Em janeiro de 2012, uma banda fantasiada, colorida e dançante encantou o público do 6º FestMalta. Dois anos depois, a trupe retorna ao Festival com o espetáculo cênico-musical executado pelos seis personagens da Geringonça. A apresentação, no Parque da Fejão, deve ocorrer no sábado, dia 18 de janeiro.


As criações musicais da Geringonça tiveram início em 2007, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de rodas de música entre amigos. Depois de um tempo de composição e produção, o espetáculo "Música Típica do Lado de Lá, foi apresentado, em 2011, ao público de Santa Maria.  “Cremos que existe uma Música Popular Humana, anterior aos rótulos, e baseada as notas, ritmos, e palavras que estão ao alcance de todos, para se recombinarem livremente, formando cançonetas, musiquilhos, assovios. Em resumo, um baú repleto de sons que se cantarola no chuveiro. É a trilha sonora da pessoa, da sociedade, da época, que vem à mente quando o sujeito está distraído, desarmado”, destaca a banda em texto de apresentação do site.
Foto: Kareka Ricordi/Reprodução Facebook
Em março deste ano, a Geringonça foi a São Paulo para gravar o primeiro EP, lançado em setembro, em show gratuito na Gare da Estação, em Santa Maria. Em 2014, há planos para gravar um álbum completo com as novas canções que estão sendo produzidas.
O EP Geringonça, que tem cinco canções e está disponível na internet para audição e download, apresenta, com muita qualidade, a proposta de mistura de sons que constroem o estilo próprio,sem rótulos, declarado pelos integrantes como Música Popular Humana.

A Geringonça na Gare da Estação em SM . Foto: Reprodução Facebook

A letra da música “Geringonça” é um resumo das criações e da proposta da trupe: “Geringonça gambiarra, cacareco, prego, engenhoca, enjambre na caranguejola, tudo isso dentro da sua cachola vai entrar. E se procurar no dicionário verá que o funcionamento é precário, então não pense que isso tudo aqui vai funcionar”

Os músicos-personagens da Geringonça são: Adriano Taques (Palhaço Zuli), Cezar Gomes (Ivan Kchowski), Vinícius Bertolo (El Hombre Balla), Vinicius Nicolini (Voodoo), Evelíny Pedroso (Pedaço da Natureza) e Rodrigo Cidade (Grilo Cantor).

Assista ao videoclipe da música "Os Dente da Frente".



**texto produzido com informações do site da banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário