2ª edição do FestMalta. |
O FestMalta – Artes Integradas – é o Woodstock dos pampas que chega, em 2012, à sexta edição, completamente renovado e integrado à Associação Brasileira de Festivais Independentes, tornando-se o primeiro festival realizado no ano, no calendário da Abrafin.
A Associação prima, neste segundo momento de sua organização, pelo investimento de tecnologia e conhecimento nos festivais independentes do interior do país, fortalecendo a sua regionalização. É o primeiro ano do FestMalta vinculado à ABRAFIN e isso só foi possível devido a abertura desse grupo que reúne importantes festivais independentes do país.
Até o dia 13 de janeiro, o festival realiza prévias em cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul para promover o evento. Dia 6, a Catavento de Bolso tocou na sua terra, Esteio. Dia 12, a Agranel (Cachoeira do Sul) toca com a Superfusa (Sobradinho) em Santa Maria no Macondo Lugar e, no dia 13, o show é uma dobradinha da Superfusa com a Cosmic Doors (Santa Cruz do Sul) no Legend Music & Bar, em Santa Cruz.
Área de camping no FestMalta 2011, no Balneário Lindos Lírios. |
Área de shows em 2011. |
Dentre as atrações do festival em 2012, bandas que já tocaram no festival são sempre muito bem quistas – Agranel (Cachoeira do Sul), Chá das Cinco (Santa Cruz do Sul), Quarto Ácido (Panambi), Ventores, Sálvia e Rinoceronte (Santa Maria), Superfusa (Sobradinho) e Casa de Orates (Itajaí/SC).
As novidades, nessa edição, são tres: novas bandas independentes compondo a programação – como Mar de Marte (Erechim), Canastra Suja (Pelotas) e Humanish (Curitiba/PR) – ao lado de grandes nomes do rock gaúcho – Tchê Gomes Trio, Acústicos e Valvulados e Identidade. Na edição de 2011, o show de encerramento foi de Wander Wildner, uma figura ilustre do rock no sul do país. Confira a programação completa do FestMalta 2012 aqui.
Yesomar, FestMalta 2011. |
Em 2012, o festival dá continuidade ao trabalho conjunto com as artes integradas. A edição de 2011 iniciou esse processo, com apresentações teatrais e oficinas. A peça “Vocês Viram Meu Cachorro?”, apresentada por Ícaro Costa, da Cia. de Teatro Entrelinhas, de Santa Maria, foi assistida até por quem não conseguia ver! Como? Descubra aqui.
Acompanhe o FestMalta na internet
O Festival conta com blog, Twitter (@festmalta) e Facebook. Nessas redes, divulga a programação, conversa com os internautas e resgata um arquivo perdido do festival, quando não havia registro na internet sobre as ações e as caravanas que se deslocavam de outras cidades do interior para encontrar no camping sossego e liberdade.
No Woodstock dos pampas, não serão três, mas, sim, quatro dias de música, paz e amor, com pelo menos 30 bandas, mostra de cinema, oficinas e ações teatrais, fortalecendo o caráter de artes integradas do Festival.
Texto: Gabriela Belnhak e Silvana Dalmaso
Fotos: Gabriela Belnhak
O FestMalta 2012 acontece na Fazenda Goelzer, em Passa Sete/RS, de 19 a 22 de janeiro. A abertura do camping ocorre no dia 19, a partir das 16h. Saiba como chegar até o local clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário