sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

FestMalta 2012: música, cinema, teatro e liberdade

2ª edição do FestMalta.
Começou em 2007, completamente afastado de cabos de internet e sinal de telefone. Nas primeiras edições, o palco era simples mesmo. O que movia a organização e o público era a pura vontade de tocar e mostrar para os outros, que se agrupavam em bandos de diferentes cidades, o rock feito na região.


O FestMalta – Artes Integradas – é o Woodstock dos pampas que chega, em 2012, à sexta edição, completamente renovado e integrado à Associação Brasileira de Festivais Independentes, tornando-se o primeiro festival realizado no ano, no calendário da Abrafin. 
A Associação prima, neste segundo momento de sua organização, pelo investimento de tecnologia e conhecimento nos festivais independentes do interior do país, fortalecendo a sua regionalização. É o primeiro ano do FestMalta vinculado à ABRAFIN e isso só foi possível devido a abertura desse grupo que reúne importantes festivais independentes do país.

Até o dia 13 de janeiro, o festival realiza prévias em cidades do interior do estado do Rio Grande do Sul para promover o evento. Dia 6, a Catavento de Bolso tocou na sua terra, Esteio. Dia 12, a Agranel (Cachoeira do Sul) toca com a Superfusa (Sobradinho) em Santa Maria no Macondo Lugar e, no dia 13, o show é uma dobradinha da Superfusa com a Cosmic Doors (Santa Cruz do Sul) no Legend Music & Bar, em Santa Cruz.







Área de camping no FestMalta 2011, no Balneário Lindos Lírios.
Área de shows em 2011.
Dentre as atrações do festival em 2012, bandas que já tocaram no festival são sempre muito bem quistas – Agranel (Cachoeira do Sul), Chá das Cinco (Santa Cruz do Sul), Quarto Ácido (Panambi), Ventores, Sálvia e Rinoceronte (Santa Maria), Superfusa (Sobradinho) e Casa de Orates (Itajaí/SC).

As novidades, nessa edição, são tres: novas bandas independentes compondo a programação – como Mar de Marte (Erechim), Canastra Suja (Pelotas) e Humanish (Curitiba/PR) – ao lado de grandes nomes do rock gaúcho – Tchê Gomes Trio, Acústicos e Valvulados e Identidade. Na edição de 2011, o show de encerramento foi de Wander Wildner, uma figura ilustre do rock no sul do país. Confira a programação completa do FestMalta 2012 aqui.


Yesomar, FestMalta 2011.

Em 2012, o festival dá continuidade ao trabalho conjunto com as artes integradas. A edição de 2011 iniciou esse processo, com apresentações teatrais e oficinas. A peça “Vocês Viram Meu Cachorro?”, apresentada por Ícaro Costa, da Cia. de Teatro Entrelinhas, de Santa Maria, foi assistida até por quem não conseguia ver! Como? Descubra aqui.


Acompanhe o FestMalta na internet
 O Festival conta com blog, Twitter (@festmalta) e Facebook. Nessas redes, divulga a programação, conversa com os internautas e resgata um arquivo perdido do festival, quando não havia registro na internet sobre as ações e as caravanas que se deslocavam de outras cidades do interior para encontrar no camping sossego e liberdade.

No Woodstock dos pampas, não serão três, mas, sim, quatro dias de música, paz e amor, com pelo menos 30 bandas, mostra de cinema, oficinas e ações teatrais, fortalecendo o caráter de artes integradas do Festival.

Texto: Gabriela Belnhak e Silvana Dalmaso
Fotos: Gabriela Belnhak



O FestMalta 2012 acontece na Fazenda Goelzer, em Passa Sete/RS, de 19 a 22 de janeiro. A abertura do camping ocorre no dia 19, a partir das 16h. Saiba como chegar até o local clicando aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário