terça-feira, 10 de janeiro de 2012

FEVEREIRO DA SILVA - "Posso ser o autor?"


Popularmente brasileira até o talo, a Fevereiro da Silva não acomoda sua postura ou sonoridade em nenhum desses extremos, ainda que represente bem uma nova geração de artistas que reconhece essas referências e que, em complemento, procura através da música umconhecimento mais profundo de si, da arte e do tempo em que vive. Em Posso ser o autor?,a banda circula por timbres mais amenos, tempos e ritmos bastante variados, além de dar uma abordagem curiosa e passional a dois temas bem específicos: a música (seu mistério, seu fazer, suas dimensões) e o indivíduo (sua consciência, suas paixões e percepções). 

As canções do início e do final do CD quase tornam "Posso ser o autor?" um álbum conceitual: aqui a música é revirada em busca da autoria (a faixa-título), do efeito marcante (“Silêncio!”), da sua própria natureza (“Sedutora dos meus tímpanos”), suas propriedades (“Voz eufônica”) e possibilidades (“Samba esquema nosso”).

O miolo do CD, por outro lado, dá atenção aos desdobramentos do indivíduo, suas formas pessoais de sentir e representar o mundo, suas leituras singulares da vida, dos relacionamentos e dos valores. É nessas canções, em especial, que a Fevereiro da Silva exercita uma de suas qualidades mais marcantes, a capacidade de criação de metáforas: através de letras atravessadas, versos oblíquos e imagens bastante peculiares, as músicas fundem a realidade concreta e cotidiana a uma realidade abstrata, pessoal, lírica, criando um efeito poético surpreendente, às vezes incisivo e contundente, embora aberto às interpretações particulares de cada ouvinte. Fechando os trabalhos, “Caixa-bomba” (uma das composições mais antigas, presente no EP Funil, de 2008), parece sintetizar as duas temáticas e encerrar o disco em tom conciliador. Fevereiro apresenta-se no terceiro dia de festival, sábado, dia 21 de janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário