segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

De Santa Cruz do Sul, vem os sons das bandas Tamarindo e Forte Apache e o Espiral

Forte Apache e o Espiral e Tamarindo são as bandas de Santa Cruz do Sul que estarão na 8ª edição do festival. As apresentações ocorrem na sexta-feira, dia 17. E dia 03 de janeiro,no Legend Music &Bar, em Santa Cruz, vai ter prévia do FestMalta 2014. A festa vai contar com shows da Forte Apache e da Superfusa.

Tamarindo - O power trio foi criado em 2012 e compõe suas músicas sob a influência de bandas de grunge e rock alternativo do início dos anos 90 como Smashing Pumpkins, Nirvana, Pearl Jam, Alice in Chains, L7 etc. No primeiro semestre de 2014, a banda irá lançar seu primeiro EP intitulado “Lado B”.
O trio que forma a Tamarindo. Foto: Reprodução/Facebook
A banda é formada por Rodrigo Jaeger (Voz / Guitarra), Bada Cavera (Baixo / Voz) e Cristiano Silva (Bateria / Voz). Abaixo, o trio em formato acústico tocando a canção "Depois de Feito".


Forte Apache e o Espiral -  Criada neste ano, a banda de estilo rock/grunge é formada por Davi Lopez (vocal), Éder Nanaco (guitarra), Caio Vaz (baixo) e Cristiano Silva (bateria). As influências musicais vem de Neil Young, Nirvana, Teenage Fanclub, Pearl Jam, Mudhoney e Weezer. A intenção é gravar um EP em janeiro de 2014.
O quarteto da Forte Apache. Foto: Perfil Toque no Brasil

Escuta aí o som da música "Cara a tapa".



**texto elaborado com o material de divulgação das bandas

domingo, 22 de dezembro de 2013

Pylla C14 e Sangue da Pedra, de Santa Maria, para o FestMalta

Pylla C14 - São quase 30 anos de atuação na cena rock santa-mariense. Pylla, a referência de atitude rock de Santa Maria, e sua banda C14 se apresentam no FestMalta no sábado, dia 18 de janeiro.
Pylla e banda C14. Foto: Divulgação blog
Pylla exerceu e exerce importante papel na história do rock de Santa Maria. A primeira banda do artista foi a Thanos - de heavy metal - criada no início dos anos 80. Na mesma época, integrou também a banda A Bruxa. Mas foi como vocalista da banda Fuga, de 1987 a 1996, que Pylla marcou época no cenário rock do estado. Com a Fuga, foram gravados os discos “Fuga” e “Crime ao Vivo”, que imortalizaram sucessos como, por exemplo, a canção “Saudade”, um hino do rock, cantado pelo público santa-mariense. A Fuga se desfez em 1996, mas depois vieram a 220 Volts e Banda Chá. Em 2005, Pylla iniciou um trabalho solo e nos anos seguintes gravou os discos Bruxos Rosa e “Pylla Canta 25 Anos de Rock em Santa Maria”, neste último já acompanhado pela banda C14. 
Em 2012, a banda Pylla C14 lançou o box “Cyclus” contendo um CD com oito músicas inéditas, duas faixas bônus de canções inéditas da banda Fuga, um DVD com 16 videoclipes e uma história em quadrinhos baseada nas letras das músicas. Pylla e C14 é formada por Pylla (vocal), Léo Mayer (guitarra), Marcelo Sartori (baixo) e Cezar Nogueira (bateria). 
Confere o vídeo da música "O Castelo"




Sangue da Pedra - No palco, Daniel Mendonça (vocal/guitarra), Rafael Miranda (baixo/vocal) e Vinicius Brasil (bateria), integrantes da Sangue da Pedra, mostram que o rock é feito de influências diversas. A banda  faz show no Parque da Fejão, em Sobradinho, na sexta-feira, dia 17 de janeiro.

O trio da banda Sangue da Pedra, de Santa Maria. Foto: divulgação/banda

Formada em 2008, em Santa Maria, a Sangue da Pedra traz para as composições diferentes influências musicais como Chuck Berry, Jimi Hendrix, Black Sabbath, Neil Young e Queens of the stone age. Nas letras das canções, reflexões sobre os dilemas da vida, os sonhos e a nostalgia. “E tudo feito em meio a muita diversão, amor ao rock, conversa fiada, cerveja de litro, muita disposição e humildade”, diz o release de divulgação da banda que em dezembro apresentou o trabalho autoral no Festival Macondo Circus.

Abaixo, o vídeo da música "Por onde eu andei".


**texto elaborado com informações dos releases das bandas

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sobradinho vai retumbar música boa: saiu a programação completa do Festival!

Durante quatro dias, Sobradinho (RS) será o ponto de encontro de músicos, artistas e público interessado em acampar e ouvir boas bandas. De 16 a 19 de janeiro, 25 bandas, de 12 municípios gaúchos, deverão se apresentar no palco do FestMalta. Além da programação musical, também haverá teatro, oficina e exposição de fotografias e vídeos sobre as sete edições do festival. Isso tudo em meio à natureza e à boa infra-estrutura de camping que o Parque oferece.

FestMalta 2013, no Parque da Fejão. Foto: Marcelo Cabala
O Festival abrirá os portões às 18h de quinta-feira, dia 16. À noite, o público poderá assistir ao show de abertura com a "Producción e los invitados a la fiesta". Neste dia, também haverá mostra de fotografias. Quem quiser participar da exposição de fotos, pode enviar material para a produção do FestMalta pelo email festmalta@gmail.com.

Na sexta-feira, dez bandas se apresentam no Festival. Os shows têm início às 21h. No sábado, a programação inclui duas peças de teatro, de São Leopoldo, e mais 11 bandas. E no domingo, as atividades tem início mais cedo. Às 13h30, ocorre uma oficina de luthieria - manutenção e construção de instrumentos musicais - e às 14h30 os quatro últimos shows do Festival. E que shows!

Confira abaixo a programação completa do FestMalta. Bandas de 11 municípios gaúchos diferentes mostram a diversidade de estilos e a valorização da música autoral do Rio Grande do Sul. Os ingressos já estão à venda. Detalhes para a compra de passaportes podem ser acessados aqui.





quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Geringonça: baú de sons que vem de Santa Maria para o FestMalta

Em janeiro de 2012, uma banda fantasiada, colorida e dançante encantou o público do 6º FestMalta. Dois anos depois, a trupe retorna ao Festival com o espetáculo cênico-musical executado pelos seis personagens da Geringonça. A apresentação, no Parque da Fejão, deve ocorrer no sábado, dia 18 de janeiro.


As criações musicais da Geringonça tiveram início em 2007, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a partir de rodas de música entre amigos. Depois de um tempo de composição e produção, o espetáculo "Música Típica do Lado de Lá, foi apresentado, em 2011, ao público de Santa Maria.  “Cremos que existe uma Música Popular Humana, anterior aos rótulos, e baseada as notas, ritmos, e palavras que estão ao alcance de todos, para se recombinarem livremente, formando cançonetas, musiquilhos, assovios. Em resumo, um baú repleto de sons que se cantarola no chuveiro. É a trilha sonora da pessoa, da sociedade, da época, que vem à mente quando o sujeito está distraído, desarmado”, destaca a banda em texto de apresentação do site.
Foto: Kareka Ricordi/Reprodução Facebook
Em março deste ano, a Geringonça foi a São Paulo para gravar o primeiro EP, lançado em setembro, em show gratuito na Gare da Estação, em Santa Maria. Em 2014, há planos para gravar um álbum completo com as novas canções que estão sendo produzidas.
O EP Geringonça, que tem cinco canções e está disponível na internet para audição e download, apresenta, com muita qualidade, a proposta de mistura de sons que constroem o estilo próprio,sem rótulos, declarado pelos integrantes como Música Popular Humana.

A Geringonça na Gare da Estação em SM . Foto: Reprodução Facebook

A letra da música “Geringonça” é um resumo das criações e da proposta da trupe: “Geringonça gambiarra, cacareco, prego, engenhoca, enjambre na caranguejola, tudo isso dentro da sua cachola vai entrar. E se procurar no dicionário verá que o funcionamento é precário, então não pense que isso tudo aqui vai funcionar”

Os músicos-personagens da Geringonça são: Adriano Taques (Palhaço Zuli), Cezar Gomes (Ivan Kchowski), Vinícius Bertolo (El Hombre Balla), Vinicius Nicolini (Voodoo), Evelíny Pedroso (Pedaço da Natureza) e Rodrigo Cidade (Grilo Cantor).

Assista ao videoclipe da música "Os Dente da Frente".



**texto produzido com informações do site da banda.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Velho Hippie e Cuscobayo são as atrações de Caxias do Sul no FestMalta

Na 8ª edição do FestMalta, a música autoral de Caxias do Sul estará representada pelas bandas Velho Hippie e Cuscobayo. As duas atrações devem se apresentar no palco do Festival no sábado, dia 18 de janeiro.


A Velho Hippie deverá mostrar ao público do FestMalta as músicas do disco Flor Lilás, lançado no início de 2013. As canções são quase narrativas musicadas de vivências pessoais que equilibram a força sonora das melodias e a delicadeza poética das letras. Conforme o release de divulgação da banda, “as composições tratam o cotidiano como uma janela aberta para novas possibilidades, trazendo questões corriqueiras transpostas em metáforas que referenciam a dualidade da vida. As letras apresentam características subjetivas para oportunizar uma experiência de livre interpretação ao ouvinte”.


Flor Lilás é o segundo trabalho da banda - o disco de estreia foi Caminhando nas Nuvens (2009) - e traduz o amadurecimento sonoro e estético do grupo. As músicas podem ser acessadas no soundcloud. O encarte do CD é uma flor de papel que se desdobra em seis pétalas com o disco em seu interior. No início de 2014, além do FestMalta, a banda deverá tocar em outros festivais pela região sul, como o Festival Psicodália que ocorre durante o carnaval em Rio Negrinho (SC).

A Velho Hippie em show de divulgação de Flor Lilás. Foto: Breno Dallas

A Velho Hippie é formada por Felipe Balen (teclado), Felipe Girotto (bateria), Guilherme Rosset (percussão),Tiago Frank (contrabaixo) e Vinicius Lazzari (vocal e guitarra). No FestMalta, a banda vai contar com a participação do músico Maurício Oliveira (integrante da banda porto-alegrense Sopro Cósmico) no saxofone e flauta.
No vídeo, a canção Flor Lilás:



A Cuscobayo participa do FestMalta pela primeira vez. Formada em meados de 2012, a banda tem consolidado uma identidade musical caracterizada pelos instrumentos acústicos e presença vocal. Conforme o release de divulgação da banda, a busca é por uma “sonoridade orgânica, honesta e percussiva, entre música sul americana, o folk e a murga platina”.

O nome Cuscobayo remete ao clássico cão de rua de pêlo amarelado, vagabundo e despreocupado, que leva alegria por onde passa; despreocupação e leveza que também estão presentes nas letras das canções, que falam do cotidiano da vida, do "vaguear" pela vida e das amizades .
O quinteto da Cuscobayo. Foto: Reprodução Facebook 
Em maio de 2013, a Cusco lançou o single Justificativa do Artista. Em outubro, foi lançado o EP  'Na Cancha', disponível no soundcloud da banda. O trabalho tem influência de sonoridades da música popular sul americana (como do grupo argentino Onda Vaga) com pinceladas de estilo global (folk, rock, reggae), resultando em um som bastante peculiar, alegre e envolvente.

Integram a Cuscobayo Alejandro Montes de Oca (trompete e voz), Rafael Froner (violão, ukulele e voz), Marcos Sandoval (cajon e voz), Renan Alexandre (bombo legüero, percussões e voz) e Lourenço Golin (baixo).

No vídeo, a canção que tem o sugestivo de "Vigiar e Punir".



**texto produzido com informações dos releases das bandas.

Ingressos para o Festival começam a ser vendidos nesta quinta-feira, dia 19


As vendas de ingressos para o FestMalta 2014 têm início nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro. Os passaportes antecipados do primeiro lote, para excursões, custam 35 reais e 40 reais para o público em geral. As vendas para o primeiro lote serão realizadas até o dia sete de janeiro ou até esgotarem os 400 ingressos disponíveis.

Já os ingressos do segundo lote, antecipados, custarão 50 reais para excursões e 55 reais para público em geral. Os passaportes valem para 4, 3 ou 2 dias do Festival. Quem optar por comprar na hora, o valor sobre para 60 reais.

Em 2013, o FestMalta recebeu excursões de diversas cidades do Estado

Quem mora em Sobradinho ou região Centro Serra pode adquirir o passaporte do FestMalta no Peitasso Distribuidora de Bebidas (rua General Osório, centro) ou pode fazer contato com a produção do festival pelo telefone (51) 98141475. Para excursões e participantes de outras cidades, o pagamento ocorre via depósito bancário.

O FestMalta ocorre de 16 a 19 de janeiro, no Parque da Fejão, em Sobradinho (RS). Serão cerca de 20 bandas autorais além de apresentações cênicas, área de camping e praça de alimentação.


PASSAPORTE FESTMALTA PARA 2, 3 OU 4 DIAS DE FESTIVAL - CAMPING INCLUIDO NO VALOR

EXCURSÕES - PASSAPORTE ANTECIPADO
PRIMEIRO LOTE: R$ 35,00
SEGUNDO LOTE: R$ 50,00
 NO LOCAL: R$ 60,00
              
PÚBLICO EM GERAL -  PASSAPORTE ANTECIPADO
PRIMEIRO LOTE: R$ 40,00
SEGUNDO LOTE: R$ 55,00
NO LOCAL: R$ 60,00

**Vendas do primeiro lote vão até o dia 07 de janeiro 

Forma de Pagamento
Banco: Caixa Econômica FederalAgência: 1151Conta: 57202-7Operação: 013 (poupança)Em nome de: Daniel João Centa
Email para envio de comprovante de pagamento: festmaltaingressos@gmail.com

**Quem optar por ir ao Festival somente no sábado ou no domingo, o ingresso terá o custo de 30 reais.



quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Graforréia Xilarmônica e Funkalister no FestMalta 2014

As bandas porto-alegrenses Graforréia Xilarmônica e Funkalister estão confirmadas na 8ª edição do FestMalta, que acontece de 16 a 19 de janeiro de 2014 no Parque da Fejão, em Sobradinho (RS). As duas bandas devem se apresentar no domingo, dia 19.

Em 2012, a Graforréia Xilarmônica completou 25 anos de atividades e comemorou a data em novembro, no Bar Ocidente onde gravou imagens para o primeiro DVD.
São anos de trajetória musical reconhecida nacionalmente. Conforme release de divulgação da banda, “já nos idos anos 80 Carlo Pianta (guitarra/voz), Marcelo Birck (guitarra/voz/composições), Alexandre Birck (bateria) e Frank Jorge (contrabaixo/ voz/ composições) criaram um universo que dialogava (dialoga!) com jovem guarda e rock sessentista, brega, musica atonal, vanguarda paulista, cinema, literatura, histórias em quadrinhos, desenhos animados, regionalismos diversos, artes plásticas e tudo o mais que der na telha, gerando uma sonoridade/musicalidade própria, uma postura totalmente descompromissada com a hegemonia de estilos do mercado fonográfico”.  


Autora da canção “Amigo Punk” - hino rock/gaudério cantado, tocado e celebrado de norte a sul do país - a Graforréia Xilarmônica surgiu em Porto Alegre em 1987 e é hoje uma das bandas mais duradouras do cenário local
Com três CDs gravados, a banda agora trabalha na criação do repertório para o novo álbum, que está em produção. 
Confere a música "Tantas Tendências", que irá fazer parte do novo disco. Uma letra que é a cara da banda!


A também porto-alegrense Funkalister foi formada em 2002 e tem como principal influência a música negra, principalmente o funk dos anos 70, passando pelo rock, pelo jazz e chegando até ao samba.
A banda busca uma sonoridade típica das décadas de 60 e 70. O groove de baixo e bateria são fundamentais e se misturam com teclados eletro-mecânicos e analógicos tais como sintetizadores, pianos elétricos e clavinetes, além do naipe de sopros bem atuante formado por trompete, sax, trombone e flauta.
Entre as influências sonoras estão nomes como Eumir Deodato, Banda Black Rio, Robson Jorge e Lincoln Olivetti, João Donato, Parliament-Funkadelic, James Brown e Stevie Wonder.



O primeiro CD intitulado “Volume 1” foi lançado em 2006 de forma independente. Já as gravações do ”Volume 2”  ocorreram entre 2007 e 2008 e contaram com participações de alguns parceiros musicais. Este segundo disco foi lançado em outubro de 2008. O Vol.3 foi lançado neste ano. Gravado em 2012 no Estúdio IAPI, mixado e masterizado no Estúdio Mubemol, o disco é um divisor de águas na trajetória da banda. O extremo cuidado e bom gosto nas composições, arranjos e timbres fazem desse álbum o grande disco da Funkalister.
No vídeo da música "Atraso Verdade", com locações em Porto Alegre, dá pra notar a mistura de ritmos que caracteriza a banda.

Os passaportes para o FestMalta 2014 podem ser comprados a partir do dia 19 de dezembro. As informações sobre valores estão disponibilizadas aqui.

** Texto elaborado com informações e fotos dos releases das bandas.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Festa de lançamento do FestMalta 2014 é neste sábado

O clima musical do FestMalta 2014 - que acontece de 16 a 19 de janeiro, no Parque da Fejão - já poderá ser sentido neste sábado, dia 07, no Porão Pub, em Sobradinho. A festa de lançamento do Festival vai contar com shows das bandas Medialunas (foto), de Porto Alegre, Vulgo Coyote e Superfusa, de Sobradinho.

Foto: reprodução/Facebook

A festa terá entrada franca, até às 23h, para homens (depois deste horário o valor será de 15 reais) e até meia noite e meia para mulheres (depois, será cobrada entrada de 10 reais).

Entre as atrações já confirmadas no 8º FestMalta, estão as bandas Graforréia Xilarmônica (Porto Alegre), Funkalister (Porto Alegre) e Geringonça (Santa Maria). Até o dia 15 de dezembro, serâo divulgadas as outras atrações do Festival, que deve contar com 25 bandas participantes, além de peças teatrais.

Os ingressos para o FestMalta já estão com preços definidos. O passaporte, antecipado, para 2, 3 ou 4 dias de festival custa 40 reais para excursões ou 45 reais para público em geral (camping já incluído no valor). Haverá pontos de venda em Sobradinho. Mais informações aqui.


Festa de Lançamento 8º FestMalta
7 de dezembro, sábado
Porão Pub (Av. João Antônio, 306, Sobradinho)
Entrada franca até 23h para homens e até meia-noite e meia para mulheres
Bandas: Medialunas, Vulgo Coyote e Superfusa